PARMA VIDA
PRIMAVERA DO LESTE
Vivendo valores na educação
HONESTIDADE
Abrangência: Todas as oficinas desenvolvidas no Parma Vida
Professoras responsáveis: Cátia Virginia Andrade, Edisley Aparecida Rossi, Norany Gomes Barbosa e Iradi Canan
Turmas: primeiro ao quinto ano do ensino fundamental
Primavera do Leste, MT
Novembro / 2011
Vivendo valores na educação
HONESTIDADE
JUSTIFICATIVA
O Centro Parma Vida atende crianças no contraturno da escola e oferece oficinas e apoio pedagógico, além da alimentação diária.
Este atendimento existe desde 1999 graças ao investimento feito pelo Padre Onesto Costa e os amigos que o ajudaram nesta iniciativa. O trabalho acontece em parceria entre a Igreja Católica e a Prefeitura Municipal
As atividades propostas neste projeto – HONESTIDADE - justificam-se pelo seu caráter formador, baseadas em VALORES já trabalhados no Projeto Parma Vida. Valores, estes, necessários à formação social do ser humano – respeito, dignidade, paz, amor, amizade, honestidade - na educação e reeducação dos alunos, levando os mesmos a pensar em suas ações no âmbito escolar, familiar e social.
Os alunos são conduzidos a refletir, imaginar, dialogar, comunicar, criar, escrever, expressar artisticamente e brincar seguindo os valores.
OBJETIVO GERAL
Formar cidadãos conscientes que compreendam a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.
OBJETIVO ESPECÍFICO
· Fazer com que os alunos percebam que o Projeto Parma Vida é uma instituição formadora de pessoas é não apenas transmissor de conhecimento pelo resgate de valores morais e de atitudes que demonstrem: honestidade, respeito mútuo, solidariedade, e amor ao próximo.
· Propiciar o desenvolvimento de virtudes indispensáveis à formação do caráter humano.
· Identificar o trabalho de valores conscientes do papel social da escola de modo a oportunizar reflexões e atitudes que visem o bem estar dos cidadãos e o fortalecimento de sua autonomia.
· Propiciar o conhecimento e o exercício dos valores humanos.
· Estimular a reflexão do educando sobre a importância da presença do amor, honestidade, paz, justiça em nossas vidas.
· Assumir seus erros.
· Estimular nos educandos atitudes de honestidade para a edificação de um mundo melhor.
· Reconhecer que a honestidade é um valor de caráter pessoal com repercussão na dimensão social.
FAIXA ETÁRIA
Crianças de 6 a 11 anos (1º AO 5º ANO)
CONTEÚDOS
1º TEXTO: O PASTOR BRINCALÃO.
2º TEXTO: O MINEIRO EO PRINCIPE.
3º TEXTO: HONESTIDADE SEMPRE VENCE.
4º TEXTO: O CATADOR DE PAPEL.
Através dos textos serão trabalhados: letras de músicas, paródias, teatro, dramatização, história em quadrinhos e frases. Em Educação Física serão trabalhadas regras que visam o valor “Honestidade”.
DESENVOLVIMENTO POR ÁREA DE CONHECIMENTO.
Educação Física.
· Atividades recreativas;
· Esportes;
· Dança;
· Roda de conversa.
Artes
· Produções de texto em forma de desenhos;
· Bordados, visando regras e compromissos com a devolução dos materiais usados em sala de aula, que são de todos.
Música
· Criação de paródias;
· Músicas que estimulam o ser verdadeiro e honesto.
Hora do estudo
· Leitura compartilhada do texto O pastor Brincalhão, contos, re-contos e dramatizações;
· Uso de frases;
· Hora da conversa: O que é ser HONESTO?
· Realização de atividades com o tema do projeto que propicie uma reflexão e provoque atitudes de responsabilidade nos educandos;
· Atividades que levem à diferenciação entre honestidade e desonestidade.
RECURSOS USADOS
· Papel laminado várias cores;
· Cola quente e bastão;
· Sulfite 200 folhas;
· 5 cx giz de cera
· TNT
· EVA de várias cores;
· Lápis e borracha;
· Data show;
· Computador;
· Vídeo;
· Violão;
· Jogos, dama, dominó e quebra-cabeça;
· Cordas, bolas, colchão para atletismo.
ESPAÇO FÍSICO
· Pátio;
· Sala de aula, sala de música, sala artesanato e sala de apoio pedagógico;
· Quadra coberta e campos de futebol;
· Auditório.
I ETAPA DO PROJETO
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO
Cada professor na sua oficina específica procurará desenvolver a temática HONESTIDADE.
HORA DO ESTUDO
Falar do significado da palavra ‘’HONESTO”.
Trabalhar com o texto o significado da palavra honestidade, frases, acróstico e poesia.
Leitura compartilhada do texto O pastor brincalhão.
Leitura do texto: A honestidade sempre vence. Para produção de um teatro.
Atividades relacionadas à desonestidade.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Roda de conversa sobre o valor da honestidade. Logo após as crianças colocaram em prática a aula de futebol.
JOGOS PEDAGÓGICOS
Jogos usados: dominó, dama e quebra cabeça. Para que aconteça uma aprendizagem harmoniosa as regras deverão ser seguidas com honestidade.
ARTES
Produzindo desenhos que mostram a honestidade e a desonestidade.
Produzindo bordados e deixar o material no Projeto que é de todos (agulhas e linhas).
MÚSICA
Criação de paródia pelas crianças e pelo professor sobre o tema honestidade, cantar músicas que fazem refletir sobre a ação de cada um.
--------------------------------------------------------------------------------------------
Em todas estas aulas o diálogo será desenvolvido basicamente em torno destas questões, porém no contexto de cada atividade proposta.
· O que é ser honesto?
· Fui honesto ao obedecer às regras?
· Vivenciei os princípios da honestidade? Demonstrei isto?
· Você presenciou alguma atitude onde acredita que houve desonestidade?
· O que se deve fazer diante de uma situação de desonestidade?
MOMENTO DE FORMAÇÃO
Este momento acontece toda sexta feira, e, tem duração de 1h. As atividades são fundamentadas em vídeos relacionados ao tema trabalhado no mês.
Para aprofundar o tema da HONESTIDADE serão desenvolvidas com todo o grupo no auditório:
Parábola das três peneiras (Pequenos filósofos) vídeo da TV escola.
Honestidade valores para a vida. (História de Jane Belk Moncure).
Nenhum comentário:
Postar um comentário